Home | Release | Newslatter
II Festival Internacional de Música de Barra Mansa


Direção Geral: Vantoil de Souza
Direção Artística: Daniel Guedes

No mês de julho, vários pontos de Barra Mansa, cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, se transformarão em polos musicais. É que de 16 a 28 deste mês acontece o II Festival Internacional de Música de Barra Mansa, quando serão promovidas diversas atividades como oficinas, workshops, concertos e recitais para músicos e apreciadores da boa música. O evento é realizado pela Prefeitura, Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e UBM (Centro Universitário de Barra Mansa).

A primeira edição do festival aconteceu, com sucesso, no ano passado. No entanto, música não é uma novidade nesta cidade e está presente em seu dia-a-dia com o desenvolvimento do Projeto Música nas Escolas, mantido pela Prefeitura e Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, e que há 15 anos promove o ensino de música para todos os alunos da rede pública municipal. Através de aulas de musicalização e ensino de instrumentos, o projeto, que é patrocinado pela CCR Nova Dutra e Saint Gobain, inclui cultura e educação musical na vida de mais de 20 mil crianças e jovens.

Desse projeto originou-se a OSBM (Orquestra Sinfônica de Barra Mansa), que cada vez mais vem ganhando destaque no cenário da música erudita brasileira. Além dela, o projeto conta ainda com outros grupos como a Banda Sinfônica, Banda Marcial, Orquestra Sinfônica Juvenil, Orquestra de Jazz, Camerata de Cordas e o Drum Lata, grupo de percussão que utiliza instrumentos feitos com materiais reciclados.
- Nossa cidade vem construindo, ao logo desses anos, uma bela história com a música. Alunos que começaram a estudar no início do projeto e hoje são músicos profissionais servem de exemplo para as crianças e jovens que hoje o frequentam. E o Festival Internacional de Música, realizado pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa junto à Prefeitura e o UBM e que tem nesse ano sua segunda edição, vem como uma das consequências desse trabalho – explicou o diretor Artístico do Projeto e da Associação e diretor Geral do festival, Vantoil de Souza.

As aulas, em sua maioria, acontecerão no campus Barra Mansa do UBM e na sede do Projeto Música nas Escolas, ministradas por músicos de renome nacional e internacional. Os concertos e recitais serão realizados em diferentes pontos da cidade. Informações sobre as inscrições para oficinas e workshops e a programação completa do II Festival Internacional de Música de Barra Mansa.


REALIZAÇÃO - O II Festival Internacional de Música de Barra Mansa é uma realização conjunta entre a Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).


Na página da inscrição, incluir um link do Youtube, contendo uma obra de livre escolha, que demonstre as qualidades técnicas e musicais do candidato, de até 10 minutos de duração.


Valor da Inscrição para os aprovados: R$ 200,00